Resultado da reunião com o Ministro da Justiça

26/04/2011 12:30

A reunião iniciou às 21h00, entrando a madrugada e encerrando-se as discussões e a apresentação de um Novo Modelo de Gestão pra PRF à 1h15 da madrugada.

 

Foi entregue o projeto de gestão do sistema sindical (86 páginas, anexo), alinhado com as diretrizes do GESPÚBLICA, MEGP e Ministério da Justiça, o qual foi apresentado resumidamente com os principais pontos, com diversas intervenções do Ministro.

 

O Ministro Cardozo demonstrou preocupação com os comentários que teve acesso em alguns fóruns, ao baixo nível de muitos comentários e acusações infundadas e discriminatórias, o que muito o preocupou.

 

Mencionou que tem o entendimento que nenhuma polícia deveria sofrer influência política, mas pautar-se por decisões e critérios exclusivamente técnicos e meritórios, informou que a Presidente Dilma tem conhecimento dos problemas da PRF e que lhe deu autorização para resolvê-los, ao que ratificou sua convicção de evitar ao máximo que alguém de fora assuma a instituição.

 

Diante da crise instalada na PRF, movimentos alheios à Instituição surgiram, uma vez que foi dada publicidade aos fatos, desejando suprimir a autonomia do DPRF, o que representaria o anacronismo repudiado e vivenciado em outros tempos.

 

O sistema sindical também cobrou a necessidade urgente das demais mudanças necessárias para modernizar a PRF, ao que o Ministro respondeu que as mudanças deverão ocorrer no tempo certo, de maneira consistente, deixando transparecer que a ingerência política é muito forte e que a PRF esta inserida num universo maior, onde o MJ deve avaliar todos os fatores envolvidos.

 

Foi mencionado pelo Ministro que os dois grandes eventos internacionais se aproximam (Copa do Mundo e Olimpíada) e que o tempo para promover as mudanças é curto. Neste sentido, reiteramos que o sistema sindical adotou um posicionamento incisivo após uma análise estratégica e situacional da atual conjuntura do Brasil e da PRF, das necessidades de mudança para consolidar e fazer a instituição ocupar um espaço de destaque, sem o que não conseguiremos nossas outras aspirações.

 

Neste sentido, a CNM fez menção à luta salarial, ao que o Ministro informou que para este ano não esta previsto reajuste para o funcionalismo, mas que esta consciente da necessidade premente de reestruturação da carreira da PRF, a qual terá o apoio direto do Ministério da Justiça.

 

Assim, pedimos a todos os colegas que façam uma análise acurada dos fatos, das mudanças que estão ocorrendo, do estreitamento das relações, das possibilidades que estão sendo construídas, pois sabemos dos anseios da categoria, que também nos atingem diretamente, e neste sentido reiteramos que estamos fazendo o melhor, de maneira sólida, consistente e sensata, e que inclusive já tem chamado a atenção de outras categorias...

 

Excedentes: Foi cobrada uma posição clara sobre os excedentes da PRF, ao que o Ministro informou que a Presidente Dilma já autorizou a nomeação, desde que os aprovados tenham notas altas.

 

Concurso 2009: Acerca do concurso de 2009, o Ministro Cardozo determinou ao seu assessor que marcasse para semana que vem uma reunião com o Ministro da AGU, a Consultoria Jurídica do MJ e o Ministério do Planejamento, para buscar o quanto antes uma solução para o caso. Na oportunidade, reiteramos ao Ministro a gravidade do problema.

 

Assembléia-Geral Extraordinária (AGE): Nesta quarta-feira (27) haverá AGE da FENAPRF para avaliar todos os pontos tratados na reunião com o Ministro, que foram aqui resumidos.

 

Próxima reunião: A convite do Ministro da Justiça, ficou acertado que na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, será realizada uma reunião do sistema sindical com a Diretora-Geral do DPRF, a ser realizada no Gabinete do Ministro com a sua participação, onde serão discutidos todos os assuntos que preocupam os sindicatos e categoria, além de apresentar o modelo de gestão proposto pela CNM.

 

Modelo de Gestão proposto pela CNM: Durante mais de duas horas foi apresentado o projeto “UM NOVO MODELO DE GESTÃO PARA A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL: A LUTA PARA SAIR DO MODELO BUROCRÁTICO, SE LIVRAR DO PATRIMONIALISMO, E O ESFORÇO PARA ENTRAR NO MODELO GERENCIAL E SOCIAL.”

O Ministro elogiou mais uma vez o trabalho da CNM e Sistema Sindical, especialmente do colega Ancelmo (CE) que coordenou este projeto e fez a apresentação, sendo ao final aplaudido por todos.

 

fonte: http://www.sinprfrs.org.br/home/vernoticia.asp?id=2314

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.